Pedalar é Preciso.

Escrito por Bruno Riggs em . Publicado em Dicas

Pedalar é Preciso. Corretamente é vantajoso.

Muitas vezes as pessoas evitam o uso de sapatilhas por medo. Quando fazem o uso, usam apenas como uma firmeza pra pedalar. Um controle a mais da bicicleta. Essa é uma das funções e vantagens de se utilizar os tais “pedais clip”. Quando se inicia o uso da sapatilha, primeiramente você deve procurar alguém que saiba fazer o ajuste dela, pra evitar futuras lesões no joelho. Há marcas, como Specialized, que fabricam a sapatilha ja pensando nessas lesões comuns à ciclistas, de forma que elas “compensam” o movimento errado. Ainda há palmilhas e calços da Specialized para se corrigir a pisada e melhorar a pedalada.

O movimento de pedalar, não é somente o empurrar os pedais pra baixo com força. As pernas, devem agir independente umas das outras, de modo que acabam auxiliando e diminuindo a força necessária para empurrar o pedal. Mas como isso? Bom, se você tirar um dos pés do pedal, o outro precisará “puxar” o pedal pra cima para manter o ciclo. É esse o movimento que deve ser constante.

Ciclistas mais experientes, as vezes brincam dizendo que fulano esta pedalando quadrado. Acontece quando não se faz o movimento de puxar o pedal, acabamos balançando o tronco, como se estivesse com a roda quadrada. Pedalar requer somente movimento das pernas. Para aproveitar melhor o movimento, os joelhos devem permancer numa linha perpendicular à ponta dos pés, fazendo uma linha vertical durante todo o ciclo. Os pés, empurram e puxam os pedais. Quando um empurra (movimento natural para nós) o outro deve puxar, aliviando a força da outra perna e utilizando melhor a musculatura da perna.

Esse ciclo, é simples, porém mesmo os profissionais, durante todo o inicio de temporada nos treinos de força, corrigem esse movimento para manter o sincronismo da pedalada. Para quem está iniciando o uso da sapatilha ou ainda não iniciou por medo, para destravar os pés é simples, basta uma torção do calcanhar para fora. Sempre aconselhamos quem está começando a treinar o movimento de encaixar e soltar os pés em casa. Você põe sua bicicleta num corredor, monta nela e encaixa os pés (sem olhar para o pedal, é importante sentir o ponto do taco e do pedal) e tenta se equilibrar (desenvolve o equilibrio também), no momento que perceber que está caindo, solte o pé. Sem medo, pois por estar no corredor, encostarás com o ombro na parede, sem cair. Agora é montar na bike, sair pra pedalar e concentrar no “puxa e empurra”. Ah, como empurrar é natural, concentre em puxar o pedal. Com o tempo isso fica automático, facilitando muito as subidas, principalmente em terrenos escorregadios.

Fonte: http://dellabikes.com.br/blog/?cat=5

Tags:, , ,

Trackback para o seu site.

Bruno Riggs

Bruno do Nascimento Santos Pereira possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Hélio Rocha. Bruno Riggs